Transformar o SNS – Estados Gerais
A Fundação para a Saúde - FSNS lança este sábado dia 11 de fevereiro a iniciativa Transformar o SNS - Estados Gerais, entre as 10 e as 18H00, no Salão Nobre do complexo ICBAS-FFarmácia da Universidade do Porto. Desta forma, procura cumprir a sua missão de promover a salvaguarda e o desenvolvimento de um SNS que sirva o conjunto dos portugueses, através da mobilização da sociedade portuguesa e contribuindo para encontrar as soluções mais desejáveis.
Com este projeto propõe-se realizar um amplo debate, alargado ao maior número de pessoas possível, em diversas cidades ao longo do País, do interior e do litoral, estimulando a participação cívica e espírito colaborativo. Será o início de um programa diversificado e contará com a participação do Senhor Diretor Executivo do SNS, Prof Doutor Fernando Araújo, na abertura dos trabalhos, que serão encerrados pelo Senhor Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.
Os debates constarão de duas mesas redondas, uma de manhã e outra de tarde, cada uma com quatro convidados e um moderador. A primeira é dedicada ao tema da "Gestão da mudança", imprescindível para a transformação que se pretende. Na segunda mesa-redonda, à tarde, serão analisadas algumas "Realidades locais transformadoras", responsáveis pelas evidências de resultados diferenciadores da Região Norte.
Na primeira, serão abordadas quatro áreas com especial relevância, a investigação científica, a iniciativa privada e o papel das Autarquias, sempre com o foco nas Pessoas, razão primeira e última desta iniciativa, com a participação de Luísa Salgueiro, Sobrinho Simões, Luís Portela, Júlio Machado Vaz moderados por Xavier Barreto.
Na segunda, serão analisadas quatro áreas de intervenção, com clara importância no alcançar de resultados em Saúde que se têm revelado positivos a diferentes níveis da organização dos serviços: uma Unidade Local de Saúde, um Hospital Central Universitário, um Agrupamento de Centros de Saúde e a Gestão estratégica em Saúde. Participarão Sofia Leal, Margarida Filipe, Alcindo Maciel Barbosa e Bernardo Vilas Boas, moderados por Henrique Barros.
Haverá ainda, de manhã e de tarde, dois espaços participativos, a protagonizar por 13 participantes de organizações parceiras e colaboradores da Fundação para a Saúde - FSNS. A partir da perspetiva dos utentes, dos seus familiares e cuidadores, dos profissionais, dos estudantes, e das organizações de saúde que contribuirão com críticas/soluções estruturais preconizadas, procura-se concretizar a desejada transformação do SNS.
Conselho de Administração Fundação para a Saúde - FSNS