Na sequência do 𝐌𝐚𝐧𝐢𝐟𝐞𝐬𝐭𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐨𝐬 𝐜𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨 - 𝐚 𝐠𝐞𝐬𝐭𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐚𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐚 𝐜𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐞𝐦 𝐜𝐚𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐝𝐨𝐞𝐧𝐜̧𝐚 𝐚𝐠𝐮𝐝𝐚, subscrito por 30 personalidades atentas ao futuro do SNS, Patrícia Barbosa e Jose Luís Biscaia, da Fundação para a Saúde, assinam um artigo in Jornal de Notícias.

Nos últimos meses há centros de saúde no país que dizem ter recebido uma "ordem superior", que não se compreende nem foi explicada, que nos obriga a ligar para um profissional distante, sem acesso à nossa informação de saúde e que segue um algoritmo para decidir o nosso destino.

Manifesto sobre os cuidados de saúde a que temos direito - a gestão do acesso a cuidados de saúde em caso de doença aguda amplamente divulgado na imprensa.

Com mais de 500 subscrições chama a atenção para a gestão do acesso aos cuidados deve ser feita onde nos conhecem e onde criamos relações de confiança, seja na doença crónica seja na doença aguda. O Centro de Saúde tem de ocupar a centralidade da discussão das políticas de saúde.

A Fundação para a Saúde divulga um Manifesto sobre os cuidados de saúde a que temos direito a gestão  do acesso a cuidados de saúde em caso de doença aguda, subscrito por 30 personalidades atentas ao futuro do SNS. 

No passado dia 30 celebramos os 50 anos do Serviço Médico na Periferia (SMP) e a Fundação para a Saúde não pode deixar de associar-se às comemorações.

Consideramos que o SMP merece ser assinalado com maior destaque, com conteúdos que se mantenham no tempo, pelo que pode enviar testemunhos, estórias, imagens/videos que serão colocados no repositório que ficará disponível no site da Fundação para a Saúde.

A Fundação para a Saúde, na sua versão atual, comemora 14 anos de vida.

Apresentada publicamente a 26 de Outubro de 2011, na Conferência “SNS – Cidadania com Responsabilidade”, enquanto uma iniciativa de cidadania responsável, independente de qualquer outra entidade pública ou privada, que pretende trabalhar em estreita colaboração com as Autoridades de Saúde, para assegurar o bom exercício da sua missão.

A Fundação para a Saúde - SNS em parceria com Just a Change tem o prazer de o convidade para o webinar 𝗢 𝗜𝗺𝗽𝗮𝗰𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗯𝗿𝗲𝘇𝗮 𝗛𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗻𝗮 𝗦𝗮ú𝗱𝗲, que terá lugar no dia 16 de outubro, às 19h.

O Conselho de Administração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, sob proposta da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, designou José Carlos Santos como coordenador clínico da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico – 1411. Enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, doutorado em Saúde Mental e professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, José Carlos Santos tem uma vasta experiência na área da Suicidologia e um percurso académico e profissional amplamente reconhecido.

No próximo dia 21 de outubro, o Just a Change, parceira institucional da Fundação para a Saúde organiza a segunda edição da conferência Sob o Mesmo Teto, na Fundação Oriente em Lisboa, desta vez com um tema urgente e inadiável: Pobreza Habitacional e Saúde.

Pág. 1 de 23