O Conselho de Administração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, sob proposta da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, designou José Carlos Santos como coordenador clínico da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico – 1411. Enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, doutorado em Saúde Mental e professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, José Carlos Santos tem uma vasta experiência na área da Suicidologia e um percurso académico e profissional amplamente reconhecido.
Fez parte do Painel Internacional de Peritos da Horatio – European Association for Psychiatric Nurses, para a área da Suicidologia (2011-2018). Presidiu à Sociedade Portuguesa de Suicidologia entre 2011 e 2013, ano em que passou a fazer parte da Comissão Científica. É, desde 2023, presidente da mesa da Assembleia Geral. Pertence ainda à Secção de Suicidologia da European Psychiatric Association (EPA).
Integrou o Conselho Nacional de Saúde Mental (2010-2016) e pertenceu à Comissão de Peritos para a elaboração do Programa Nacional de Prevenção do Suicídio 2013-2017. Faz parte, atualmente, da equipa responsável pela Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio.
A Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico – 1411, que entrou em funcionamento no passado dia 10 de setembro, constitui um passo na consolidação de redes de apoio e na promoção de respostas imediatas e especializadas em saúde mental. Pretende reforçar a mensagem de que pedir ajuda é o primeiro passo para proteger a saúde e o bem-estar emocional. Esta linha funciona em articulação com o Serviço de Aconselhamento Psicológico da linha telefónica SNS 24.
