Contar uma estória

Cartaz

No passado dia 𝟤𝟧 de junho 𝟣𝟦h𝟥𝟢 - Auditório Adriano Moreira ISCSP ULisboa, a Fundação para a Saúde organizou o evento Estórias do SNS - Junte-se a nós! Venha contar uma estória.

Até dia 25 de julho estamos a receber contributos. Nos vídeos em baixo pode visualizar as apresentações e fazer-nos chegar propostas e/ou comentários através do nosso email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Este projeto tem como finalidade contar uma estória que interessa a todos, sobre pessoas, factos, valores, ideias e sentimentos.

Uma estória que explica as circunstâncias e as pessoas que contribuíram para o ponto onde estamos.

Uma estória capaz de suscitar, na mente de quem a ouve, uma nova estória enriquecida pelas suas experiências e aspirações.

Porquê uma estória?

A crise do sistema de saúde português – e do SNS também – tem-se agravado nos últimos 15 anos.

Sem o pensamento e as ações necessárias, demasiadas pessoas passam mal, demasiados profissionais estão insatisfeitos.

A qualidades das respostas políticas predominantes à crise da saúde não é aceitável.  

Não parece haver um pensamento suficientemente preciso e fundamentado sobre como chegámos até aqui. Não é aparente uma ideia sobre o processo de mudança de que necessitamos, que faça sentido.

O grau de iliteracia dos portugueses sobre estes aspetos essenciais para o seu bem-estar tem causas óbvias e é assustador.
contar uma estoria programa

Há que enfrentar esta “crise sem esperança”, nas suas causas e consequências. Não devemos aceitar, devemos recusar continuar por este caminho....

Há que promover esforçadamente o debate indispensável, sem as banalidades, meias-verdades e opacidades, a falta de conhecimentos críticos, a que nos temos habituado.

É necessário “compreender melhor o passado; repensar o futuro, com as pessoas”.

O primeiro passo nesta caminhada foi o de "contar uma estória", numa Conferência de Abertura, a 25 de junho de 2025.

Para esse efeito, preparou-se uma primeira edição, preliminar, de cinco episódios que ajudam a “compreender melhor o passado; repensar o futuro, com as pessoas”. Até 25 de julho, serão colhidos contributos de todos os que queiram participar ativamente, e que resultarão em versões melhoradas dos vídeos.

A partir de setembro, as novas versões e os resultados serão divulgados e debatidos em sessões organizadas em vários pontos do país.

Participe!

 

Episódio 1   Episódio 2   Episódio 3   Episódio 4   Episódio 5
Episódio 1   Episódio 2   Episódio 3   Episódio 4   Episódio 5

#snspatrimoniodetodos #transformarosns