ULS Amadora Sintra - informação em falta.

Nas últimas semanas a 𝗨𝗟𝗦 𝗔𝗺𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗦𝗶𝗻𝘁𝗿𝗮 tem sido veinculada diversas vezes na comunicação social por problemas de resposta à saúde da população que serve, e problemas de organização e gestão interna.
A Fundação para a Saúde - SNS não pode deixar de reconhecer o enorme trabalho dos profissionais de saúde e de administração não clínica na capacidade de manterem a funcionar uma ULS com capacidade instalada muito inferior à população que serve. No meio da informação consecutivamente alarmante, e sem qualquer relevância para a comunicação social, os dados de 2024 mostram que a ULS Amadora Sintra atingiu máximos históricos.
 
Nenhum resultado deste seria possível num hospital tão caótico quanto as notícias apontam.
👉 Foram realizadas 21.726 cirurgias no último ano, um aumento de 14% face a 2023.
👉O número de partos também subiu 27%, totalizando 3.330.
👉O hospital destaca ainda um "novo máximo histórico" no número de consultas, com 384.091 atendimentos, mais 25.378 do que no ano anterior, o que representa um crescimento de 7%.
👉Os serviços de urgência mantiveram uma "procura elevada" e, nos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra, a que pertence o hospital, registaram-se 1,3 milhões de consultas médicas.
👉As consultas médicas e de enfermagem ao domicílio aumentaram 17,5%.
👉 O hospital sublinha que o crescimento dos recursos humanos foi essencial para este desempenho, tendo reforçado a equipa com 244 novos profissionais.
 
Por fim, deixamos para leitura, um artigo de opinião de uma profissional da casa:
 
#snspatrimoniodetodos #transformarosns
 
AB