No dia 16 de setembro de 2025, no dia seguinte à celebração dos 46 anos do SNS, a Fundação para a Saúde - SNS, em parceria com a Universidade de Évora, promoveu a sessão “Transformar o sistema para cuidar de todos – Da multimorbilidade à integração de cuidados”.

Trata-se de uma iniciativa integrada nos trabalhos do Observatório da Fundação, contribuindo para uma reflexão das temáticas abordadas no relatório SNS em Foco 2024.


👉A discussão partiu da primeira versão do texto temático, que se pretende amplamente participado, cumprindo assim a metodologia proposta pelo Observatório, que mais que pontos de vista, pretende apresentar análises rigorosas e fundamentadas.

👉De acordo com o texto base, verifica-se ainda alguma imprecisão no que concerne à definição dos conceitos, sobretudo no que se refere à multimorbilidade complexa e à emergente integração de cuidados, que exigem maior atenção por parte dos
decisores.

👉São necessárias medidas concretas, com base num modelo global que permita uma resposta estruturada em termos de cuidados centrados na pessoa e na família, cuidados integrados e continuidade de cuidados.

👉Procurou-se obter a perspetiva do serviço social, farmácia comunitária, cuidados de saúde primários e hospitalares, disponibilizando-se ainda um código QR para facilitar a recolha de contributos de todos quantos pretendam participar.

👉Os resultados da reflexão do grupo de trabalho, dos contributos obtidos na sessão de debate e da participação da comunidade, serão espelhados no Relatório SNS em Foco 2025.

#snspatrimoniodetodos
#transformarsns

vora 1vora 2vora 3vora 4

 Cuidar de Todos programaCuidar de Todos programa2